Mudanças climáticas: do senso comum à ciência



30-h/aula - 2° Semestre letivo de 2023

Pós-Graduação - PPGOAM e PPGBAN (optativa)

Horário e local: Quintas-feiras, 31 de agosto a 16 de novembro de 2023, quintas feiras, 14-18h, sala 113 do prédio Bárbara Weinberg.

Professor: Agnaldo Silva Martins (Departamento de Oceanografia e Ecologia - UFES)



Objetivo: Fomentar o debate crítico sobre as teorias existentes sobre os fatores causadores e consequencias científicas, econômicas, sociais e políticas relativos às mudanças climáticas.

Ementa: Teorias mais recentes sobre os mecanismos que determinam as mudanças climáticas globais, o papel do carbono e os gases estufa nas mudanças climáticas, os problemas das comparações das condições climáticas passadas com o presente, os problemas dos modelos matemáticos que simulam o clima para as próximas décadas, o contexto científico, social e político da criação da atual teoria predominante do aquecimento global antropogênico, avaliação crítica das políticas públicas e financiamento da ciência ligado ás mudanças climáticas, mudanças climáticas, cultura popular e saúde mental.


Metodologia de ensino

A disciplina está baseada numa conjugação de diversas metodologias ativas como o da "aula invertida", o "aprendizado baseado em problemas" e a "pedagogia da autonomia" usando o aprendizado pela via dialética e do desenvolvimento do pensamento crítico, o que, por definição é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias. Sendo assim, os temas propostos serão discutidos em sala de aula, a partir de uma exposição inicial de informações básicas feita pelo professor e de material que está sendo disponibilizado, além de interações eletrônicas e exposição de vídeos. O aprendizado continuará fora da sala de aula através das interações no grupo no whatsapp a ser formado para a disciplina.


Recursos de ensino

1) Disponibilização de materiais para apoio ao ensino: Home-page da disciplina (https://oceanografia.ufes.br/pt-br/mudancas-climaticas). A página contem o programa da disciplina, links para materiais bibliográficos, links de vídeos, textos e slides de aulas teóricas.

2) Plataforma de comunicação com os alunos: Grupo de Whatsapp a ser criado no primeiro dia de aula. Nesse grupo são repassados avisos, materiais extra para estudo, interações fora dos horários das aulas síncronas e quaisquer outros tipos de comunicação necessárias para o bom andamento da disciplina. O Whatsapp será usado também para recebimento de avaliações, que serão feitas parcialmente por meio de envio de áudios de maneira assíncrona.

3) Google Formulários: Será usado para parte das avaliações através de questões sobre o desempenho nas aulas.


Temas de discussão propostos e cronograma

Tema 1 - Propósito e funcionamento da disciplina e um guia para encontrar a "verdade científica" (31/08). Como sabemos o que é verdade em ciência? Existe ciência certa e errada? Quem decide qual é a ciência certa? A sociedade absorve a ciência ou a utiliza para seus propósitos? Porque é importante ter uma visão crítica sobre mudanças climáticas? O que é mudança climática global e o que não é? Preparação para projeção e debate do filme na próxima aula.

Tema 2 - Filme "A grande farsa do Aquecimento Global". (14/09). Projeção e posterior debate sobre o filme. Será que tudo o que aprendemos sobre o aquecimento global antropogênico pode estar errado? Um documentário dá voz pela primeira e única vez aos cientistas que questionam a teoria vigente sobre mudanças climáticas. Como foi criada a teoria do aquecimento global e quais as consequências sociais, econômicas e políticas? Fonte: Filme Aquecimento Global.

Tema 3 - O carbono é realmente o problema? (28/09). Será que o ciclo do carbono oceânico pode afetar o clima? Qual é o papel do carbono em relação aos outros gases estufa? A física atmosférica que explica o efeito do carbono na temperatura. Será que há violação das leis básicas de interação da matéria? O carbono causa aumento da temperatura ou é o contrário? O que as ciências planetárias e os experimentos sobre o efeito do carbono na temperatura? Fontes: Artigos 1 a 5.

Tema 4 - Mecanismos ignorados de determinação do clima global (05/09). Se não é o CO2, o que causa realmente a mudança do clima? Efeito das núvens e raios cósmicos. Teoria do efeito da lua sobre o clima. Teoria da depleção do ozônio. Fontes: Artigos 6 a 10.

Tema 5 - Eventos climáticos extremos, variações do nível do mar, acidificação e as mudanças do clima (19/10). Como é a base de informações sobre os eventos climáticos e como isso afeta a percepção que temos? Eventos extremos realmente estão relacionados com mudanças climáticas de longo prazo? É possível prever eventos climáticos extremos? Como ter certeza sobre a diferença entre processos globais e regionais de variação do nível do mar. As subidas do nível do mar atuais são extremas em relação a períodos geológicos recentes? O recifes de corais estão realmente sendo destruídos pela acidificação dos oceanos? Fontes: Artigos 11, 12 e 13, 14, 15, 16, website climate4you, website OurWorld in data.

Tema 6 - O papel dos modelos matemáticos na previsão do clima (26/10). Quão confiáveis são os modelos climáticos? Qual é a precisão de modelos que preveem o comportamento do clima para daqui a 50 ou 100 anos? Por que as previsões dos modelos matemáticos tem sido superestimadas? Fontes: Artigos 17, 18 e 19.

Tema 7 - O modelo institucional de condução das questões climáticas (09/11). Como funciona o IPCC? Porque essa instituição é tão influente no mundo? O papel do NOAA e NASA no debate das mudanças climáticas. Os acordos climáticos e os compromissos diplomáticos com o clima. Porque há tantos e são tão pouco respeitados? Fontes: Artigos 20, 21.

Tema 8 - O alarmismo climático e as teorias alternativas para o Aquecimento global antropogênico (16/11). O chamado "Consenso Climático" e sua origem. A Ciência real e a do Aquecimento Global. O papel da mídia, das corporações e dos agentes políticos no debate sobre o clima. O uso errôneo do "princípio precautivo". Fontes confiáveis para monitorar o clima. Fontes: Artigos 22, 23 e 24.


Avaliação

1) Uma avaliação oral ou escrita (a definir) (50% da nota). Será realizada ao final da disciplina. O professor enviará temas dentre discutidos nas aulas. O aluno deverá enviar um áudio de no máximo 3 minutos ou um texto de no máximo 200 palavras (não tem problema ser menor) expressando seus argumentos sobre o tema proposto.  A avaliação seguirá o seguinte critério: 50% pela argumentação correta, 50% pela coerência e aderência ao tema proposto.

2) Auto avaliação. Será realizada no final da disciplina. O professor enviará um formulário para ser preenchido no google docs com perguntas de múltipla escolha sobre o desempenho nas aulas. As respostas irão compor a pontuação final.


Bibliografia (livros)

Maruyama, S. 2012. Approaching Crisis of Global Cooling and the Limits to Growth: Global Warming Is Not Our Future (English Edition). ‎ Xlibris US. 156p.

Maruyama, S. & Suguio, K. 2009. Aquecimento Global? Editora Oficina de Textos; 1ª edição, 64 páginas.

Spencer, R. W. 2012. The Great Global Warming Blunder: How Mother Nature Fooled the World s Top Climate Scientists. ‎ Encounter Books; Illustrated edition, 216 p..

Spencer, R. W. 2010. Climate Confusion: How Global Warming Hysteria Leads to Bad Science, Pandering Politicians and Misguided Policies That Hurt the Poor. Encounter Books; Illustrated edition, 209 p.

Filme

A Grande farsa do Aquecimento Global - Documentário do Channel 4 da Inglaterra - 2007.

Material de apoio

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910