Curso de graduação em Oceanografia

O Curso de Oceanografia da Ufes recebeu sua primeira turma no ano de 2000. Desde então o curso esteve em constante evolução, principalmente em função da ampliação de seu corpo docente e dos vários projetos e convênios estabelecidos que permitiram a aquisição de equipamentos de campo e laboratoriais.

A proposta pedagógica do curso de graduação em Oceanografia tem como base oferecer ao aluno um conjunto amplo de informações, treinamentos práticos e desenvolvimento de habilidades específicas que sirvam de ferramentas para o uso na atuação profissional futura visando o entendimento, a previsão e a gestão sustentável dos ecossistemas marinhos. Essas informações são fornecidas através de disciplinas teóricas, disciplinas teóricas e práticas, estágios voluntários, estágio curricular, embarque supervisionado e elaboração de monografia.

Grau a ser concedido: Oceanógrafo

Estrutura geral do curso: O curso de graduação em Oceanografia consiste em um conjunto de atividades que compreendem disciplinas (módulo de formação básica, formação geral, formação profissionalizante, e de optativas), elaboração de um trabalho de conclusão de curso que consista uma pesquisa oceanográfica original, estágio e embarque supervisionado.

Corpo docente: O curso de oceanografia da UFES conta com corpo docente altamente qualificado. A maioria das disciplinas são ministradas por professores efetivos e com doutorado em ciências marinhas em universidades no Brasil e exterior, sendo que grande parte do corpo docente realiza pesquisas científicas de impacto nacional e internacional em laboratórios especializados na UFES.

Aulas práticas e laboratórios: O curso prevê um percentual de 40 a 50% de aulas práticas de laboratório e de campo ao longo do curso.

Requisitos para obtenção do grau de oceanógrafo (versão 2007): Integralização de 2400 horas de aulas em disciplinas obrigatórias, 660 no módulo de optativas, 150 horas para elaboração de trabalho de conclusão de curso, 180 horas de estágio supervisionado, 120 horas para embarque supervisionado e 120  horas de atividades complementares, totalizando 3630 horas.

Duração do curso: O curso deverá ser concluído em um prazo mínimo de 8 e máximo de 14 semestres letivos (4 a 7 anos).

Número de Vagas: O número de vagas anuais é de 30 (trinta).

Processo de Seleção: A seleção é efetuada de várias formas de acordo com os critérios estabelecidos na Universidade Federal do Espírito Santo em editais específicos, sendo que o SISU é principal.

Maiores informações

Secretaria Integrada de Colegiados do CCHN
Prédio IC-II piso térreo

Coordenação do Curso

Prédio Administrativo do CCHN
Campus de Goiabeiras Av. Fernando Ferrari, 514 CEP 29075-900 Vitória (ES) - Brasil.
Telefone - (27) 4009-2520 (provisoriamente, esse número atende exclusivamente via Whatsapp)

E-mail: oceanografia [at] ufes.br

Última atualização: 29 de junho de 2021.