Matrícula

SOLICITAÇÃO DE QUEBRA DE ESCOPO E VAGA PRÉ-SEGUNDA ETAPA

O QUE É?
Primeira chance para viabilizar vaga de matrícula não obtida na primeira etapa. Para o caso de haver intenção de fazer disciplina de outro curso, geralmente as matrículas são fechadas para o curso de origem (escopo 1). O pedido então pode ser só de vaga (quando a disciplina estiver de escopo aberto, ou só de abertura de escopo (de 1 para 3), ou de ambos (vaga e escopo). O fluxograma atualizado das matrículas pode ser visto no final dessa página.

COMO FAZER?

O pedido deve feito através de um preenchimento de formulário eletrônico da SIC no site secretaria.cchn.ufes.br. Após preencher o pedido circulará pela SID, departamento/centro destinatário do pedido, professor da disciplina. As vagas e escopo abertos serão disponibilizados no sistema e os alunos poderão de matricular na segunda etapa, mas as vagas e abertura de escopo não são garantidos, pois o sistema é acessível a todos, valendo a livre competição e o departamento não é obrigado a atender num primeiro momento.

QUANDO?

As matrículas da segunda etapa serão feitas pela pelos próprios alunos via portal do aluno de 22 a 26 de novembro de 2021. As solicitações de abertura de escopo poderão ser feitas entre 03 a 05 de novembro de 2021.

TERCEIRA ETAPA DE MATRÍCULA

O QUE É?
Última chance para efetuar matrícula para casos específicos em que ela não foi possível na primeira e segunda etapa. O fluxograma atualizado das matrículas pode ser visto no final desse manual.

COMO FAZER?

O pedido é feito através de um preenchimento de formulário eletrônico da SIC no site secretaria.cchn.ufes.br. Após preencher o pedido, ele circulará pela SID, departamento/centro destinatário do pedido, professor da disciplina e finalmente virá ao coordenador de colegiado para matricular manualmente o que for autorizado pelos departamentos. São cabíveis novos ajustes em casos como: 1) Erros de processamento constatados pela Coordenação de curso, 2) Problemas identificados pela Coordenação de curso em oferta de turmas, 3) Alunos em Plano Estudo/Plano de Acompanhamento, 4) Matrícula Bloqueada por situação de desligamento, 5) Alunos finalistas que colam grau no fim do semestre, 6) Casos omissos a critério da Coordenação de curso (por exemplo, escopo fechado nas etapas anteriores, quebra de pré-requisito, co-requisito, quebra de carga horária ou falta de vagas para disciplinas obrigatórias).

QUANDO?
Os formulários podem ser preenchidos entre 06 a 10 de dezembro de 2021 e as matrículas serão feitas pela coordenação de colegiado até o dia 28 de dezembro.

QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO

O QUE É?
Pedido para cursar disciplina sem ter os pré-requisitos suficientes em situações especiais previstas nas normas da UFES e do curso. Atualmente só são aceitos pedidos de quebra de pré-requisito quando for prevista explicitamente em um plano de acompanhamento de integralização curricular (PIC) oficial, registrado no portal acadêmico da UFES e definidos em comum acordo entre aluno e coordenador. Além disso, é necessário também que o professor da disciplina e departamento autorize expressamente a quebra. No entanto, devido ao período de pandemia, existe uma nova resolução da UFES que recomenda, mas não obriga a flexibilização dos pré-requisitos.

COMO FAZER?
O aluno deve fazer o pedido seguindo os procedimento e datas da matrícula em terceira etapa descritas acima e o colegiado do curso vai avaliar se é cabível de acordo com as normas internas do curso e da UFES.

QUANDO?
Os formulários podem ser preenchidos entre 06 a 10 de dezembro de 2021 e as matrículas serão feitas pela coordenação de colegiado até o dia 28 de dezembro.

FLUXOGRAMA DE MATRÍCULAS 2021-1

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910