Planos de estudos

O QUE É?
Planejamento das disciplinas e atividades restantes do curso, visando sua integralização no menor tempo possível. O desligamento pode ocorrer principalmente nos casos em que o tempo de integralização do curso excede 14 semestres ou, ainda que não tenha excedido esse tempo, não tenha mais condições de terminar o curso antes de 14 semestres. Pode ocorrer também por abandono e problemas disciplinares.

QUEM PODE FAZER?

O plano de acompanhamento de estudos (PAE) pode ser feito por qualquer aluno regularmente matriculado a qualquer momento e é fortemente recomendado pela coordenação de colegiado. O PAE pode também ser obrigatório se for indicado pela Prograd. O plano de integralização curricular (PIC) é obrigatório para alunos em situação de risco de desligamento. A grande vantagem de ter um plano de estudos é que são evitadas surpresas durante o período de matrícula que podem impedir a conclusão do curso no período desejado.

COMO FAZER?

O aluno interessado ou que necessita fazer seu plano, deve enviar para o coordenador de colegiado exclusivamente via e-mail (oceanografia [at] ufes.br) a lista sequencial de disciplinas e atividades que pretende realizar em cada semestre até se formar, incluindo o semestre vigente. Para elaborar esse documento o aluno deve levar em consideração o histórico chamado “Integralização Curricular” que é disponibilizado no portal do estudante. Nesse histórico aparece em preto as disciplinas realizadas, vermelho as disciplinas que faltam realizar e em verde as disciplinas na qual o aluno está matriculado.

É importante também consultar os documentos com normas e calendários para os casos de alunos que estejam em situação de desligamento ou com risco de atingirem essa condição (por exemplo, alunos que estão com PIC em andamento). Essas informações são atualizadas constantemente e poderão ser vistas nesse link

QUANDO?

A qualquer momento, mediante agendamento de reunião ou atendimento virtual com o coordenador de colegiado, ressaltando que é importante evitar que isso seja feito no final do semestre letivo. Para alunos em situação de desligamento ou indicados pela Prograd, o cadastro dos planos tem datas limite específicas que serão divulgadas aos interessados.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910