Exploração do Fundo dos Oceanos: Núcleo de Excelência em Geociências Marinhas

Resumo: A proposta de criação do Núcleo de Excelência em Geociências Marinhas – GEOMAR estimula a integração, o fortalecimento e a consolidação do grupo de pesquisa LaboGeo-UFES, bem como busca implementar novos conhecimentos e metodologias nas análises já conduzidas. Inserido na década dos oceanos, a exploração do conhecimento sobre o fundo dos oceanos, ou sua paisagem submarina (seascape), é um dos temas de grande relevância, considerando que a morfologia do fundo oceânico ainda é uma grande fronteira do conhecimento. Essa proposta tem como escopo os diferentes enfoques que podem ser estudados a partir do mapeamento e reconhecimento de feições geomorfológicas submersas na margem continental. O estudo geomorfológico de um vale inciso ou de um recife submerso pode ter uma abordagem que investiga o registro de processos associados à variação do nível mar, o potencial de presença de uma jazida mineral ou a distribuição de um habitat mesofótico capaz de guardar uma rica biodiversidade, por exemplo. Dessa maneira, o conhecimento e a interpretação da morfologia do fundo oceânico têm fundamental importância no entendimento de processos que atuam em diferentes escalas espaço-temporais, bem como na definição de estudos aplicados ao planejamento espacial marinho, buscando reconhecer áreas que possam gerar conflitos de uso e interesse.

Considerando essa abordagem múltipla para estudos geomorfológicos, o projeto propõe desenvolver estudos geomorfológicos, sedimentológicos e estratigráficos desde a costa até a quebra da plataforma e talude superior visando contribuir para o melhor entendimento dos processos de formação de feições geomorfológicas submersas conspícuas, bem como contribuir para o desenvolvimento de técnicas de mapeamento e classificação dessas feições como habitat. As mesmas feições geomorfológicas investigadas como produto da variação do nível de mar e seus eventos associados e o aporte de sedimento ou crescimento recifal formam uma paisagem marinha (ou submarina), ou seascapes. A distribuição de diferentes feições geomorfológicas submarinas (por exemplo, montes submarinos, cânions, recifes, escarpas, vales, lobos, etc) definem a diversidade geomorfológica, conhecida como geodiversidade, sendo um dos principais atributos de associação com a biodiversidade.

O GEOMAR tem como objetivo conduzir pesquisas de ponta em geociências marinhas com o enfoque em questões científicas associadas a respostas sedimentares, morfológicas e paleoambientais frente às variações do nível do mar e a variabilidade climática, ao estudo da heterogeneidade de habitat bentônicos como função da evolução geomorfológica do fundo marinho que define a formação da paisagem marinha (seascape) e passa a ser um potencial indicador para distribuição da biodiversidade e vulnerabilidades, e aos processos de curta escala de tempo que são transporte, resuspensão e deposição de sedimentos que atuam na formação de formas de fundo e também podem condicionar a biodiversidade e a evolução do habitat bentônico.

Desta forma, o GEOMAR terá 3 eixos principais de atuação:
- Geomorfologia e Sedimentação da Margem Continental: Respostas à Variação de Nível do Mar e Mudanças Climáticas
- Geomorfologia e Habitat Marinhos da Margem Continental: O conceito de Seascape/Benthoscape
- Dinâmica Sedimentar da Plataforma Continental

Data de início: 01/06/2024
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ALEX CARDOSO BASTOS
Pesquisador KYSSYANNE SAMIHRA SANTOS OLIVEIRA
Pesquisador FABIAN SÁ
Pesquisador DEBORA PIMENTEL DINIZ SANTOS
Vice-Coordenador VALÉRIA DA SILVA QUARESMA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910