Mapeamento e Caracterização da Geodiversidade, Biodiversidade e Ecologia dos Sistemas Recifais Mesofóticos da Bacia da Foz do Amazonas

Resumo: O projeto REMAZON – Mapeamento e Caracterização da Geodiversidade, Biodiversidade e Ecologia dos Sistemas Recifais Mesofóticos da Bacia da Foz do Amazonas - é uma iniciativa inovadora e multidisciplinar baseada em um grande esforço amostral na plataforma do Amapá e Pará, envolvendo uma rede de colaboração científica voltada para a interpretação e síntese dos dados. Trata-se de um dos maiores desafios recentes de mapeamento e caracterização na plataforma brasileira, uma vez que abrange uma área submersa de ~60.000 km em seu setor menos conhecido, a Margem Equatorial (MEq).
Desde a década de 1970 são registrados peixes recifais, fundos de esponjas e sedimentos carbonáticos na plataforma externa adjacente à foz do Amazonas. No entanto, a ocorrência de um sistema recifal foi caracterizada apenas mais recentemente (Moura et al., 2016). A partir de dados acústicos do fundo marinho, arrastos e dragagens do fundo, Moura et al. definiram 3 compartimentos caracterizados por fundos recifais com características morfológicas, sedimentológicas, ecológicas e físico-químicas distintas, incluindo um gradiente espacial de influência da pluma do rio. Seguiu-se a esse estudo uma polemização midiática no entorno da ideia de “corais da Amazônia”, difundida em parceria entre cientistas e ativistas a partir de dados primários incipientes (Francini-Filho, Asp et al., 2018). Essa polemização agregou complexidade ao tema, uma vez que a MEq representa a maior fronteira exploratória para a atividade de óleo e gás no Brasil. Mais recentemente, Vale et al. (2022) mapearam e caracterizaram estruturas recifais entre 120 e 150 m de profundidade na plataforma externa do Amapá, as quais não seriam “carbonate build-ups" típicos, mas sim arenitos que formam um importante habitat mesofótico. Por fim, em 2022, Silva Filho et al., compilando dados de sedimentos, sísmica e morfologia da região, propuseram que fundos recifais cobrem uma área de até 4000 km2.
A presença de um fundo recifal na MEq exige um amplo estudo de caracterização geológica e ecológica, considerando a importância do conhecimento para minimizar impactos ambientais. Além disso, a proximidade desse sistema a um dos maiores rios do mundo é objeto de interesse científico e de pesquisa e desenvolvimento. O mapeamento e a caracterização desse sistema peculiar, com estruturas que ocorrem de forma descontinua e heterogênea ao longo de uma área não conhecida, demanda por uma equipe capacitada, experiente e comprometida com o desafio científico. Para isso, a equipe de cientistas de instituições públicas reunidas no REMAZON propõe a aquisição de dados acústicos representativos do fundo e subfundo recifal e peri-recifal, complementados por imageamentos e aquisição de amostras em pontos estratégicos, considerando a sazonalidade da pluma e da retroflexão da Corrente Norte Brasileira - principais macroprocessos oceanográficos na MEq. O grande aporte fluvial e a descarga de sólidos em suspensão do Rio Amazonas, combinado com a grande magnitude das forçantes meteoro-oceanográficas (correntes, marés, ondas e ventos), ampliam o desafio em relação à caracterização dos processos físicos, químicos, sedimentares e biológicos da região. O arranjo inovador de operação e o uso de ferramentas modernas de genômica e ecologia isotópica, entre outras, diminui as incertezas inerentes a um projeto dessa natureza e magnitude. A análise dos dados primários será acompanhada por um esforço de agregação de dados secundários e modelagem, o qual também proporcionará fortalecimento de ICTs da Região Norte, que tendem a ter importante papel no desenvolvimento sustentável da fronteira exploratória na MEq.

Data de início: 08/10/2025
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ALEX CARDOSO BASTOS
Pesquisador VALÉRIA DA SILVA QUARESMA
Pesquisador DEBORA PIMENTEL DINIZ SANTOS
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910