Ensino-aprendizagem e inovações: aprendizagem móvel

Resumo: Este projeto de pesquisa visa (i) analisar quais os principais motivos pelo baixo desempenho dos estudantes na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, (ii) estudar linguagens de programação para aplicativos móveis e (iii) construir um aplicativo móvel para o estudo extraclasse. O aplicativo móvel educacional para smartphone/tablet possibilitará uma maior adaptabilidade do estudo extraclasse.

Inicialmente, será guiado um estudo sobre as possíveis causas raizes do problema principal (baixo desempenho), por meio de diagrama de árvore e formulário qualitativo-quantitativo disponibilizado ao público-alvo (pesquisa por amostra de conveniência). A seguir, será feita a análise dos resultados obtidos para a confecção do perfil do público-alvo, que servirá de base para o direcionamento dos estudos teóricos e criação de estratégias metodológicas.

Então será realizada revisão bibliográfica sobre: metodologias de ensino-aprendizagem, características da aprendizagem móvel e linguagens de programação para aplicactivos educacionais. Após, prevê-se a primeira prototipação do aplicativo. Por fim, utilizando recursos de ágebra linear e programção, será construído um aplicativo móvel educacional com a finalidade de auxiliar os estudantes no entendimento do curso de Cálculo.

Data de início: 01/06/2024
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador IURY ANGELO GONCALVES
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910