Estudo da Paisagem Marinha em Parques Eólicos Offshore (Seascape Wind)

Resumo: A Paisagem Submarina (Seascape), assim como a Paisagem Terrestre (Landscape), compreende um mosaico de “espaços” tridimensionais que representam a variabilidade geológica, geomorfológica, ecológica, observada em multi-escalas. Em um mundo em constante mudança devido a processos naturais e antrópicos, nossa percepção e entendimento sobre o ambiente marinho vem também mudando. A busca por estudos integrados visando um melhor entendimento de padrões espaciais e suas correlações entre geo/biodiversidade e qualidade ambiental, vem direcionando para novas abordagens científicas no que tange estudos do fundo marinho. Soma-se a isso o desenvolvimento de novas tecnologias que vêm proporcionando, ano a ano, mapeamentos de alta resolução, observações e medições de processos bênticos em diferentes escalas espaço-temporais, ou seja, a ciência tem permitindo um constante descobrimento de um fundo marinho não antes conhecido, e construindo ferramentas para melhorarmos ou implementarmos uma gestão baseada no ecossistema (ecosystem-based management).
Com a necessidade de novas matrizes energéticas sem carbono, a energia eólica se apresenta como uma opção viável e importante no cenário atual. Offshore Wind Farms, ou Parques Eólicos Marinhos já são realidade no hemisfério norte e nesta década que se inicia, surgem como uma indústria de grande potencial para o país.
Neste contexto, o projeto de P&D aqui apresentado se baseia e propõe uma abordagem de estudar o fundo marinho e suas características geológicas, geomorfológicas, sedimentológicas, dinâmica, biológicas e químicas a partir do conceito de Paisagem Submarina. Atrelado ao conceito de Seascape, surge o conceito de Seascape Ecology ou Ecologia da Paisagem Submarina, que foca no entendimento das respostas ou relações ecológicas ao padrão espacial complexo que caracteriza o ambiente do fundo marinho, ou seja, um framework tridimensional que responde à diferentes escalas temporais de forçantes físicas, químicas e climáticas. Ao propor essa abordagem, objetiva-se desenvolver novas metodologias de análise e avaliação do fundo marinho a partir de uma visão integrada entre os padrões espaciais da Paisagem Submarina com a distribuição das comunidades bentônicas e sua relação com a qualidade ambiental e as forçantes hidrodinâmicas. Esse acoplamento permite ainda identificar a forçante antrópica no contexto da paisagem e suas relações. Além disso, outros estudos associados serão conduzidos visando avaliar o custo-benefício de implementação de análises como DNA Ambiental e metabarcoding, análise da qualidade ambiental e contaminantes por análises multi-resíduos, desenvolver estudos da evolução estratigráfica da plataforma a partir de sísmica de alta resolução multicanal, aplicar estudos de potencialidade de mobilidade e distúrbio do fundo marinho e desenvolver abordagem multi-parâmetros (geoquímicos, biológicos, geológicos) de avaliação de cenários complexos de monitoramento ambiental face às demandas de usos múltiplos e sustentável de recursos marinhos, com base em matriz do tipo SWOT (Strength, Weakness, Opportunity and Threats) e/ou na abordagem do tipo Weight of Evidence (WOE).

Data de início: 05/02/2024
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ALEX CARDOSO BASTOS
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910