PMBA - Mapeamento Geológico e Biológico de Habitats Marinho
Resumo: O escopo do presente projeto pode ser descrito em dois temas principais: mapeamento de habitats e mapeamento da potencial ocorrência do rejeito.
O mapeamento de habitats se refere ao mapeamento morfológico e faciológico do fundo, relacionando a variabilidade dos tipos de fundo à ocorrência e distribuição de comunidades bentônicas. A principal razão para realizar um mapeamento de habitats no contexto de um programa de monitoramento é o fato de que mapear o fundo marinho deveria ser sempre o primeiro passo antes de qualquer programa de manejo, planejamento sistemático, ou estudo de uso do solo ou de impacto ambiental. O mapeamento de habitats permite identificar e caracterizar as áreas que estão sendo monitoradas através do reconhecimento em detalhe de sua morfologia e faciologia. Essa etapa é fundamental para contextualizar as áreas potencialmente impactadas, visto que o conhecimento da morfologia do fundo marinho pode auxiliar na compreensão de dados do monitoramento e evitar interpretações equivocadas.
A segunda temática dentro do escopo deste Subprojeto é o mapeamento do rejeito através de levantamento de perfilador de sub-fundo (sísmica) e testemunhos. O perfilador oferece a possibilidade de se mapear a espessura do depósito formado pelo rejeito ou a espessura do depósito móvel, onde se tem a presença do rejeito. A testemunhagem permite analisar, ao longo do perfil estratigráfico, a mineralogia e a variação nos teores de metais, determinando, assim, a presença ou não do rejeito e qual sua espessura.
Data de início: 01/09/2018
Prazo (meses): 48
Participantes:
Papel![]() |
Nome |
---|---|
Coordenador | ALEX CARDOSO BASTOS |