Livro de pesquisador da Ufes analisa novo Código Florestal

A investigação científica desenvolvida pelo professor Luiz Fernando Schettino, do Departamento de Oceanografia e Ecologia da Ufes, resultou na publicação do livro “A eficácia do novo Código Florestal - Análise da preservação florestal em imóveis rurais no Espírito Santo”. A obra apresenta uma indagação central: as alterações do Código Florestal estão contribuindo, na prática, para a eficácia da preservação de florestas? O pesquisador analisa, especificamente, a preservação de florestas em imóveis rurais no Espírito Santo, considerando que, segundo ele, o Brasil possui vocação natural para o uso de muitas de suas terras com florestas, tanto para fins conservacionistas, quanto para a produção madeireira.

“Uma legislação eficaz pode consolidar uma política florestal de maneira sustentável, e que seja respeitada, garantindo a proteção das florestas, que são fundamentais para o desenvolvimento com equilíbrio, especialmente do meio rural” analisa Schettino. A metodologia exploratória utilizada teve como base a pesquisa bibliográfica, os conceitos doutrinários e jurisprudências, e aplicação de questionários com o público alvo: agricultores, servidores e dirigentes dos órgãos estaduais envolvidos com a questão florestal.

“O objetivo do trabalho é de analisar e apontar as alterações trazidas pelo novo Código Florestal Brasileiro, e se esta nova legislação permite obter melhor visão do que seja sustentabilidade”, propõe. O professor analisa se o novo código contribui para maior eficácia na preservação florestal em imóveis rurais, se contribui para maior interação dos agricultores com os órgãos florestais, para o controle das atividades florestais pelos órgãos responsáveis, e se a legislação está impactando as atividades socioeconômicas no meio rural no Espírito Santo.

O livro aponta diferentes resultados da pesquisa e sinaliza soluções. As respostas para diferentes questões relacionadas à nova lei florestal no Brasil e, em especial, no Espírito Santo, podem ser conferidas no livro, cujo primeiro lançamento ocorrerá nesta quinta-feira, dia 5, às 20 horas, na Faculdade Doctum, localizada na rua Joaquim Leopoldino Lopes, 230, Bairro Consolação, em Vitória.

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho

Publicado em 3 de Maio de 2016 - 17:05

Texto original em : ufes.br
 
 

 

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910