Estágio Supervisionado

O QUE É?
Disciplina obrigatória de 180 horas necessária para integralização do curso. Também pode ser feito como Estágio Não Obrigatório

COMO FAZER?
Para alunos matriculados na disciplina de estágio, tenha sido ele feito dentro da UFES ou fora, enviar relatório ao professor responsável pela disciplina no formato solicitado pelo professor (e-mail ou impresso).

O relatório de estágio em formato digital  deve ser devidamente preenchido e assinado pelo estagiário e pelo supervisor direto do estágio. Link para baixar o arquivo no final dessa página.

Estágios fora da UFES: Podem ser cumpridos na forma de Estágio Curricular Obrigatório (quando matriculados na discipliona de estágio do curso) ou Estágio Não Obrigatório (quando o aluno não está matriculado na disciplina de Estágio Supervisionado no período em que está realizando o estágio). A empresa ou instituição que vai oferecer o estágio deve fornecer uma proposta de minuta de contrato de estágio. Para esse contrato de estágio ser válido, a empresa tem que ter convênio com a UFES ou estar vinculada a uma empresa de tem convênio (por exemplo, as agregadoras de estágios como CIEE ou Super Estágios). O contrato deve ser preenchido e assinado pela empresa e pelo estudante. Normalmente, esse contrato é de estágio Não Obrigatório, mas pode ser de Estágio Curricular Obrigatório também (deve estar matriculado na disciplina).

Para ser validado, o contrato tem que obedecer a lei de estágios e por isso é bom atentar o que segue:
- Não pode ter mais de 6h por dia de trabalho.
- Não pode ter mais de 30h por semana
- O horário do estágio não pode estar em conflito com o horário das aulas. Mesmo que não tenha aula síncrona, não pode bater com os horários que estão no comprovante de matrícula.
- As atividades do estágio descritas no contrato têm que ter relação com o curso. Não pode ser serviço de escritório, por exemplo. Tem que ser algo que relacione com a atuação do profissional.
- O contrato deve ser escaneado, salvo em pdf e não pode ter mais de 5MB.
- Deve ser enviado para a SIC por email (sic.cchn [at] gmail.com). O documento será inicialmente triado pela SIC, a qual abrirá um processo digital e, estando tudo certo, enviará para o coordenador de colegiado. O coordenador avaliará a pertinência do estágio para a formação no curso e a adequação à lei de estágio. Uma vez aprovado, será assinado digitalmente pela coordenação e posteriormente tramitado pelo sistema da UFES para a Prograd. Se estiver tudo ok,  Prograd assinará o contrato também e a partir desse momento passa a ter validade.
O aluno poderá acompanhar o processo pelo sistema de protocolo da UFES (Lepisma) uma vez que após a criação do processo digital a SIC enviará o número do protocolo para o aluno acessar.

QUANDO E PARA QUEM?

Relatório de validação para a disciplina de estágio supervisionado: Enviar por email para para o professor responsável pela turma na qual se matriculou na disciplina em data a combinar.

Contratos de estágio (obrigatórios ou não obrigatórios): O contrato pode ser enviado em qualquer momento para a SIC quer enviará em seguida para o coordenador de colegiado, que no caso do curso de Oceanografia é também o coordenador de estágios externos à UFES. Caso esteja em período de férias do coordenador, o contrato deverá ser encaminhado para o sub-coordenador de colegiado e na ausência do sub-coordenador, para o diretor ou vice-diretor do CCHN, representando a coordenação.

 

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910