Sedimentos finos em estuários e plataforma continental: formação e dinâmica de depósitos lamosos

Resumo: Os sedimentos finos se acumulam em portos e canais de navegação, configurando-se num assunto com grande impacto ecológico e econômico. As características e o comportamento dos depósitos de lama são fortemente influenciados pela hidrodinâmica local e a relação entre esses processos é ainda pouco compreendida.
Os depósitos lamosos apresentam uma interfase água-sedimento difusa. As características do depósito dependem fortemente das forçantes hidrodinâmicas e portanto variam no tempo e no espaço, para cada ambiente. A sua fragilidade não permite a sua amostragem (da forma tradicional) para posterior análise em laboratório. Sendo ainda de interesse descrever características como densidade, espessura e comportamento reológico para diferentes aplicações, em particular para:
 interpretação do sinal de equipamentos acústicos para detecção do fundo em conjunto com métodos de medição direta (densimetro), e parâmetros hidrodinâmicos;
 navegabilidade;
 taxa de assoreamento, entre outros.

A interação do fundo lamoso pode ocorrer através de uma drástica redução do atrito pela laminarização do escoamento em ambientes estuarinos com altas concentrações de sedimentos em suspensão ou em presença de fundo não consolidados. Dessa forma, este projeto visa contribuir para o desenvolvimento de conhecimento na formação e dinâmica de depósitos lamosos. Especial ênfase será dado ao depósito lamoso na paltaforma adjacente ao Rio Doce e no fundo do canal da Baía de Vitória. Para tanto estes depósitos serão investigados espacialmente e em perfis verticais, para determinação de suas características acústicas, geotécnicas e hidrodinâmicas.
Cabe ressaltar que este projeto faz parte de um projeto maior financiado pela CAPES que envolve mais outras duas Universidades (UERJ e UFRJ/COPPE) e que as investigações sobre estes depósitos estão sendo realizadas em frente a foz do Rio Doce, do Rio Amazonas e na plataforma Norte do Rio de Janeiro.

Data de início: 2010-01-01
Prazo (meses): 103

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Estefânia Godinho
Aluno Mestrado Tarcila Franco Menandro
Coordenador Valéria da Silva Quaresma
Pesquisador Alex Cardoso Bastos
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910