Cultivo de Caranguejo Aranha Stenorhynchus Seticornis (BRACHYURA: MAJIDAE) até a maturidade sexual.

Resumo: Este projeto tem como objetivo o cultivo do caranguejo aranha em laboratório, desde a desova das matrizes até a sua primeira reprodução, descrevendo todos os parâmetros visando oferecer resultados satisfatórios para o cultivo em escala comercial, visto que há uma demanda dessa espécie para o aquarismo, porém os animais ofertados no mercado são em sua maioria retirados do ambiente.
O experimento será realizado no Laboratório de Ictiologia e Maricultura Ornamental da UFES, na Base Oceanográfica, Aracruz-ES, Brasil, onde há instalado um sistema fechado de água do mar, com cerca de 3500 litros, que será utilizado nesse experimento.
Os animais serão alimentados diariamente com Artemia salina até o seu assentamento, e após esse período com Metamysidopsis munda congelados (CRUSTACEA: MYSIDACEA).
Os animais serão coletados periodicamente e fotografados para posterior análise do seu crescimento.
A mortalidade será acompanhada com a contagem diária dos indivíduos mortos e periódica dos indivíduos totais no tanque.
Se espera com esse experimento, que as técnicas de cultivo aplicadas sejam apropriadas e forneçam uma taxa de sobrevivência satisfatória ao final do experimento, para que seja viável o cultivo desse animal em larga escala, visando a aquariofilia.

Data de início: 2010-02-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Maik dos Santos Cividanes da Hora
Coordenador Jean-Christophe Joyeux
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910