Pesquisador da Ufes participa de descoberta na foz do Rio Amazonas

Saiu publicada na edição desta sexta-feira, 22, da Revista Sciences Advance(link is external), da Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS), um artigo com os resultados dos estudos de uma equipe de pesquisadores, que descobriram uma inusitada formação de recifes na foz do Rio Amazonas.

O professor do Departamento de Oceanografia Alex Bastos, que atualmente coordena os estudos dos impactos no meio marinho da tragédia no Rio Doce, esteve embarcado no navio hidroceanográfico Cruzeiro do Sul, da Marinha do Brasil, ao longo do mês de setembro de 2014, quando foram descobertas formações de recifes ricamente povoados de esponjas coloridas gigantes, corais e conjuntos de algas. A importância de descoberta é sobretudo devido à profundidade - cerca de 120 metros - e a relativa proximidade com o Rio Amazonas - cerca de 110 km. Uma área que normalmente receberia pouca luz solar para o desenvolvimento de tais espécies devido à pluma barrenta originada do encontro das águas do rio com o mar.

A participação da Ufes no estudo publicado foi a de mapeamento do fundo marinho e da morfologia dos recifes descobertos. Segundo Alex Bastos, há ainda muitos dados em análise e uma nova expedição deve ser feita à região ainda este ano, onde ele espera contar com a participação de outros pesquisadores da Universidade para esta nova etapa.

Também fizeram parte do descoberta pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal Fluminense (UFF), Museu Nacional, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Paraíba (UFPB) e Universidade da Georgia, no Estados Unidos.

A Revista Sciences Advance, da Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS), é uma das mais prestigiadas publicações científicas do mundo acadêmico.

Imagem: Reprodução da Sciences Advance

Publicado em 22 de Abril de 2016 - 21:07