Intercâmbios institucionais

O PPGOAm abriga hoje vários grupos de pesquisa que estão envolvidos em projetos de pesquisa em Rede, como por exemplo os projetos:

Rede Rio Doce-Mar (2017) - Grupo formado dentro dos vários grupos da UFES interessados na problemática do vazamento de rejeitos da represa da Samarco em Mariana (MG). Associados a este grupo também estão professores de outras instituições de ensino (ex., UFRJ, FURG, UERJ, USP entre outras).
Rede Abrolhos desde 2011-. Os projetos Rede Abrolhos, Rede integrada de estudos dos habitats bentonicos do litoral brasileiro (ReBentos), estão promovendo o intercâmbio institucional entre várias universidades nacionais e internacionais e o PPGOAM possui 05 docentes envolvidos nestes projetos. Inicialmente começou com os estudos em Abrolhos e hoje já expandiu para a Cadeia Vitória Trindade, Espírito Santo e Foz do Amazonas.
- INCT-Mar. Iniciados em 2012, os INCT foram uma grande rede de pesquisa nacional. 80% dos docentes estão inseridos nos INCT-Mar, com destaque para o INCT AmbTropic que envolve universidade do N-NE, onde 4 pesquisadores do PPGOAm estão envolvidos ativamente.

INCT Zonas Costeiras - 02 pesquisadores do programa fazem parte ativa deste grupo de pesquisa. Além disso, 01 pesquisador do programa faz parte do INCT- Mar Estudos dos Processos Oceanográficos Integrados da Plataforma ao Talude junto com pesquisadores do IEAPM, UFRJ e UERJ.

  • Ciências do Mar 2010-2015 e 2014-2017 - UFES – COPPE/UFRJ - UERJ e UFES/UFRJ/UFF. Os projetos ciências do mar promovem o intercâmbio de alunos e professores em diferentes áreas da oceanografia. Dois projetos estão sendo desenvolvidos no PPGOAM: a) Formação e Dinâmica de Depósitos Lamosos (UFES-COPPES/UFRJ-UERJ)
    b) Geodiversidade de Abrolhos (UFES-UFRJ-UFF)

Parcerias mais antigas
- Casadinho 2009-2011 – UFES – UFF. Intercâmbio de professores e alunos com o PPG em Geoquímica da UFF
-- Rede Brasileira de Identificação Molecular de Organismos Marinhos.
- Rede de Estudos Hidrodinâmicos e Monitoramento Ambiental de Sistemas Aquáticos REHMANSA

O PPGOAm vem realizando intecâmbios entre instituições através destes projetos de pesquisa acima mencionados. Isso vem gerando a participação de mebros externos atuando como co-orientadores, bem como a ida dos alunos do PPGOAm para estagiar nos laboratórios de outras instituições. Entretanto, não há uma formalização institucional, mas uma atuação direta em projetos de pesquisa. Estas instituições que hoje atuam em parceria seriam UFRJ, UFF, Jardim Botânico, COPPE, USP, UFRGS, FURG, entre outras.

Em termos de intercâmbios internacionais podemos citar
- Programa Plymouth University - Brazilian Connections.
- Canadá
- Instituto Shirshov de Oceanologia e Academia Russa de Ciências
- BRASPOR - Brasil - Portugal para estudos costeiros
- Colaboração Coordenada em Pesquisa entre a Noruega e o Brasil por intermédio do Instituto Sintef do Brasil (RENOBRA), das quais fazem parte as instituições nacionais ISdB, UFES, UFSC, UFRJ, PUC-RIO, UNICAMP e USP e as instituições norueguesas SINTEF, IFE, UIO e NTNU.

Parcerias Internacionais –
- Universidade de Liverpool – Professor George Wolf – Geoquímica (foram enviados dois alunos de doutorado sanduíche)
- Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science – Prof. Gregor Eberli – Sedimentologia – pós-doutorado e parceria com o Prof. Alex Bastos.
-Florida State University - Professor Christopher Koenig - Reprodução de Meros
- Instituto Shirshov de Oceanologia - Dr. Alexander Osadchiev, Mr. Vadim Pelevin e Dr Peter Zavialov com o professor Renato David Ghisolfi e o professor Angelo Teixeira Lemos da UFSB (Universidade Federal do Sul do Bahia).
- A professora Jacqueline Albino é parte da Rede BRASPOR.

Ciências Sem Fronteiras - Neste intercâmbio fizeram parte os seguintes pesquisadores visitantes estrangeiros

Prof. Luis Chicharro - Universidade do Algarve - Ecohidrologia
Prof. Jody Webster - Universidade de Sydney - Geologia de Recifes Coralíneos

PDSE

Entre 2012 e 2014, o PPGOAm enviou 6 alunos com bolsa PDSE para Austrália, Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Este estágio dos alunos de doutorado tem levado ao início de parcerias, como por exemplo os 3 casos listados acima. No momento, são duas alunas que estão no exterior e existe sempre o potencial para o início efetivo de uma parceria internacional.Em 2014 foram duas alunas de doutorado para estágio sanduíche nos EUA e no Canadá. Uma aluna de doutorado fez um estágio com o Prof. Jody Webster na Universidade de Sydney por 2 meses. Em novembro de 2014, o professor Jody Webster passou 40 dias na UFES/PPGOAm trabalhando com os alunos dos professores Alex Bastos e Valeria Quaresma. Neste mesmo período, recebemos o Prof. Juan Carlos Braga, que junto com o Prof. Jody Webster, conduziram dois dias de seminários para discutir recifes e algas calcáreas, Durantes estes dois dias, tivemos a participação de professores do Jardim Botanico e UFRJ, bem como alunos de pós graduação da UFES, UFRJ e Escola de Botânica JBRJ.
Em 2018 uma aluna do PPGOAm passará 6 meses na Universidade de Liverpool (Inglaterra) com a co-supervisão do professor George Wolf.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910