Histórico

A estrutura curricular do curso foi montada visando um conhecimento sólido e formação teórica na área de oceanografia (disciplinas obrigatórias) e disciplinas de caráter prático profissionalizante centradas em traduzir estudos de caso e atividades práticas propriamente ditas.

As perspectivas de evolução do curso no futuro apontam para a consolidação de várias etapas que estão sendo desenvolvidas nos últimos anos, especialmente a partir de 2009. O PPGOAm vem obtendo recursos junto a Finep e Pro-Equipamentos-Capes, além de recursos Petrobrás para a consolidação da infra-estrutura da Base Oceanográfica, o que envolve tanto a finalização das reformas de laboratórios como a aquisição de equipamentos do estado da arte. Nos últimos anos os docentes do PPGOAm vêm desenvolvendo pesquisas em projetos em rede, financiados tanto pela Capes (Ciências do Mar) quanto pelo CNPq (Sisbiota e INCT-Mar). O desenvolvimento de projetos em rede deverá ser um instrumento para alavancar a publicação científica e o maior intercâmbio e mobilidade de discentes e docentes. Em 2011, o PPGOAm também iniciou algumas parcerias internacionais, a se destacar a parceria com a Universidade de Plymouth e mais recentemente com a Universidade de Liverpool, na área de geoquímica. Com o programa PDSE, 3 alunos de doutorado irão passar 6 meses em universidades americana e inglesa, respectivamente, em 2012.

Nesse processo, espera-se que os recursos humanos formados sejam cada vez mais qualificados e requisitados pelo mercado de trabalho, tanto acadêmico quanto empresarial e no setor governamental de gestão costeira. Com isso, espera-se para os próximos 10 anos, que o curso de Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental possa cumprir plenamente sua missão, de contribuir com conhecimento e recursos humanos para ampliar as fronteiras de exploração e conhecimento dos ecossistemas marinhos, principalmente no Espírito Santo.

Com isso, o PPPGOAM visa qualificar profissionais com perfil acadêmico que tenham visão científica e consistente da estrutura e funcionamento dos sistemas ambientais costeiros e marinhos nos seus aspectos físicos, químicos, geológicos e biológicos e, ao mesmo tempo, uma visão holística da relação destes aspectos com as atividades científicas e tecnológicas.

Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 73 mestres e 21 doutores e conta com 37 alunos regularmente matriculados, sendo 19 no mestrado e 18 no doutorado.

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:

Período 2015-atual
Coordenador: Renato David Ghisolfi
Coordenador-Adjunto: Jean Christophe Joyeux

Período 2013-2015
Coordenadora: Alex Cardoso Bastos
Coordenador-Adjunto: Renato David Ghisolfi

Período: 2012
Coordenadora: Valéria da Silva Quaresma
Coordenador-Adjunto: Renato David Ghisolfi

Período: 2011-2012
Coordenador: Alex Cardoso Bastos
Coordenador-Adjunto: Jean-Christophe Joyeux

Período: 2009-2011
Coordenador: Luiz Fernando Loureiro Fernandes
Coordenador-Adjunto: Agnaldo Silva Martins

Período: 2007-2009
Coordenador: Renato Rodrigues Neto
Coordenador-Adjunto: Luiz Fernando Loureiro Fernandes

Histórico do conceito CAPES do programa:

Período de Avaliação: . . . . . Conceito:

2010-2012 ...........................4 - Ciências Ambientais
2007-2009 ...........................3
Início 2007............................4

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910