Estrutura do Curso

A estrutura do curso de Oceanografia privilegia a construção profissional desde o primeiro dia de aula, onde o seu desempenho e atitudes diárias são avaliadas como tal. Nesse sentido, o aluno é estimulado, a partir do primeiro dia de aula, a ter uma visão abrangente dos oceanos, porém avaliando continuamente as oportunidades existentes e direcionando sua formação a fim de se tornar competitivo em uma das áreas de atuação profissional. Nesse contexto, o aluno vai reduzindo gradativamente, ao longo do curso, sua carga horária de disciplinas obrigatórias, obtendo a cada semestre mais tempo livre para se dedicar a estágios e atividades extra-classe. A partir do segundo ano de curso, o aluno passa a cursar um número cada vez maior de disciplinas optativas e realizar atividades complementares, sempre supervisionadas pelo corpo docente do curso, de forma que ao se formar, o aluno esteja direcionado ao mercado de trabalho.

Como o diferencial do profissional Oceanógrafo sempre foi sua visão holística do ambiente marinho, esse aspecto é altamente valorizado e previsto na estrutura curricular, através da realização de disciplinas integradoras. Logo no primeiro semestre de curso, os alunos cursam “Introdução ao Estudo dos Oceanos” que fornece ao aluno uma visão ampla da ciência que será estudada e a atuação do profissional, bem como orientações sobre a estrutura curricular do curso. Ao longo curso, novas disciplinas integradoras são oferecidas como “Poluição em Ambientes Aquáticos”, “Morfologia e Processos Costeiros” e Conservação de Ecossistemas Costeiros e Marinhos”. No oitavo semestre, novamente ocorre a instância final de integração, através da disciplina “Processos Oceanográficos”, onde o conhecimento passado nas disciplinas obrigatórias do curso de formação geral é integrado e sintetizado, garantindo a visão holística do profissional egresso.

Os ensinamentos do curso ocorrem de maneira interativa e todo o conhecimento teórico passado é complementado por aulas práticas de campo, laboratório ou exercícios. Para que as ferramentas fornecidas possam ser realmente úteis na carreira profissional, o curso é estruturado em três etapas distintas:

  • curso básico, com duração aproximada de um ano,  onde o aluno é introduzido à ciência oceanográfica e às áreas de ciência básica que darão subsídio para as quatro áreas da oceanografia.
  • curso de formação geral, com duração aproximada de dois anos, onde o aluno tem contato com disciplinas específicas nas quatro áreas – oceanografia física, química, geológica e biológica
  • curso profissionalizante, com duração aproximada de um ano, onde o aluno tem uma ampliação de atividades práticas extra-classe, tais como estágios e embarques e cursa disciplinas optativas de acordo com seus interesse e direcionamento profissional.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910